Pilates

Pilates é uma técnica de construção de movimento, um estudo corporal que busca conectar o corpo e a mente para uma realização plena.

O método é estruturado sobre seis princípios: respiração, fluidez, concentração, controle, centro de força e precisão. Isso significa que nenhum movimento é feito de forma automática ou passiva, mas com consciência.

Apesar do caráter técnico, a prática é acessível à todos. Idosos com mobilidade reduzida, crianças, gestantes e pessoas com deficiência também podem praticar.

Os exercícios tem por objetivo fortalecer a musculatura estabilizadora profunda do abdômen, que proporciona melhora da postura, promover mobilidade para as articulações, reeducar movimentos, promover consciência corporal e músculos mais saudáveis com mobilidade, flexibilidade e força.

Realizado em dupla ou com orientação individual, o Pilates se divide em duas categorias: Pilates com aparelhos, que podem tanto facilitar como dificultar movimentos, de acordo com o objetivo proposto; e o Pilates Solo, feito apenas com o peso do corpo.